Reprovação
Pesquisas em todo o mundo são praticamente unânimes em afirmar: reprovar tem impacto negativo no aprendizado. Isso, claro, não significa que impulsionar progressões continuadas sem estratégias de reforço escolar e monitoramento progressivo do aprendizado é o caminho. Mas a reprovação não é recurso pedagógico, não funciona para o que se acha que funciona (estudantes "amadurecerem" e aprenderem mais por poderem ver tudo novamente).
Orientações baseadas nas evidências:
Professor e gestor, muito importante focar em estratégias de aprendizado e monitoramento ao longo do ano letivo, sem grande preocupação com quem vai ou não vai ser reprovado. Por vezes, até a legitimidade da avaliação escolar é questionada quando há algum tipo de progressão continuada: "avaliar pra quê? Todos serão aprovados." mas avaliar não pode ter como "norte" o processo de aprovação. Avaliar é processo e serve, exclusivamente, para verificar cada avanço e dificuldade e agir a tempo.
Veja uma série de boas evidências sobre o tema aqui.
Acolher para não reter.