Impactos da pandemia de Covid-19
Olá! A essa altura acho que todo mundo sabe que teve impacto do fechamento das escolas durante a pandemia da COVID-19 no aprendizado das crianças. Mas quanto de impacto? E o que fazer agora? Um estudo recente focado no Rio de Janeiro e coordenado pelos pesquisadores Tiago Bartholo e Mariane Koslinski (UFRJ) trouxe dados valiosos que nos ajudam a entender melhor essa situação. O estudo analisou duas coortes (grupos) de crianças de 5-6 anos matriculadas no segundo ano da pré-escola em 2019 e 2020. Os resultados são alarmantes, mas também fornecem diretrizes claras para ações futuras.
Principais evidências:
1. Perda de aprendizado: As crianças tiveram uma perda de aprendizado de 0,23 e 0,25 desvios-padrão em linguagem e matemática, respectivamente. Em outras palavras, a pandemia teve efeito negativo no aprendizado.
2. Desigualdade aumentada: Crianças de famílias com baixo status socioeconômico foram mais afetadas, aprendendo apenas 48% do que teriam em condições normais.
3. Necessidade de foco: O estudo sugere um aumento nas desigualdades de aprendizagem durante o ano acadêmico de 2020 e destaca a necessidade de um plano de recuperação educacional focado em crianças desfavorecidas.
Orientações baseadas em evidências:
Para Gestores (escolares ou de rede):
1. Plano de recuperação focado: Pode ser bom implementar um plano de recuperação educacional que dê atenção especial às crianças mais afetadas pelas perdas de aprendizado.
2. Investimento em tecnologia: Muito importante garantir que todas as escolas, especialmente as públicas, tenham acesso a recursos de aprendizagem online de qualidade.
Para Professores:
1. Estratégias de ensino personalizadas: Use os dados para identificar as necessidades individuais dos alunos e adaptar o ensino de acordo.
2. Recursos complementares: Utilize recursos pedagógicos que possam ajudar a mitigar as perdas em linguagem e matemática.
Para Famílias:
1. Ambiente de Aprendizagem em Casa: Crie um ambiente em casa que seja propício para a aprendizagem, complementando o ensino online.
2. Comunicação com a escola: Mantenha um canal aberto de comunicação com os professores para acompanhar o progresso e as necessidades de seus filhos ou a(s) criança(s) pela(s) qual(is) você é responsável.
Agora que temos dados robustos sobre o impacto do fechamento das escolas, é hora de agir. Cada um de nós tem um papel a desempenhar para garantir que nossas crianças não apenas recuperem o que foi perdido, mas também prosperem no ambiente educacional pós-pandemia.
Vamos em rede?
Saiba mais aqui: