Ensino estruturado
Ensino Estruturado: Uma Luz no Túnel da Educação Inclusiva?
O Legado do Projeto Follow Through
Iniciado em 1968 e encerrado em 1995 nos Estados Unidos, o Projeto Follow Through talvez seja um dos experimentos longitudinais mais ambiciosos da educação contemporânea. A pesquisa abarcou mais de 70 mil alunos, de 180 escolas, situadas em 120 comunidades carentes. Ao longo de quase três décadas, esse projeto monumental comparou e analisou a eficácia de mais de 20 abordagens pedagógicas diferentes, voltadas para crianças de ambientes socioeconômicos desfavorecidos.
Categorias e dimensões analisadas
As estratégias pedagógicas foram classificadas em duas grandes categorias: centradas no aluno e centradas no professor. Em termos de avaliação do aprendizado, três dimensões foram estudadas: habilidades básicas (como leitura, escrita, matemática e vocabulário), cognitivas (raciocínio não verbal e resolução de problemas) e afetivas (como autoestima e autoimagem).
A surpreendente eficiência do Ensino Estruturado
O que nos deixa de queixo caído são os resultados relacionados à "Instrução Direta", que faz parte do que conhecemos como Ensino Estruturado. Essa abordagem mostrou os melhores resultados tanto em termos de aprendizagem das habilidades básicas como em relação ao desenvolvimento socioemocional dos alunos. Em termos simples, essa estratégia de ensino mostrou um impacto significativo e positivo na vida acadêmica dos alunos, incluindo melhores índices de conclusão de curso e um nível menor de repetência.
O que isso significa para nós?
O ensino estruturado, ao incorporar práticas de "Instrução Direta", apresenta uma abordagem sólida, particularmente eficaz para o desenvolvimento de alunos que vêm de ambientes socioeconômicos desfavorecidos. Esta é uma grande lição para políticas públicas e práticas pedagógicas, especialmente em um país com uma diversidade social tão grande quanto o Brasil.
Orientações Baseadas em Evidências
Para os educadores interessados em implementar um ensino mais estruturado:
Planejamento Detalhado: A preparação é crucial. Um bom plano de aula detalhado ajuda a manter a coesão durante a implementação.
Métodos Ativos de Ensino: Técnicas como questionamentos frequentes e feedback imediato podem ser muito úteis.
Monitoramento Contínuo: Avalie regularmente o desempenho dos alunos para ajustar a abordagem conforme necessário.
Saiba mais aqui.